sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Diário de um Cão


>>>1.ª semana
Hoje completei uma semana de vida. Que alegria ter chegado a este mundo!

>>>1.º mes
A minha mae cuida muito bem de mim. E uma mae exemplar!

>>>2.º mes
Hoje separaram-me da minha mae. Ela estava muito irrequieta e, com seu olhar, disse-me adeus. Espero que a minha nova "familia humana" cuide tao bem de mim como ela o fez.

>>>4 meses
Cresci rapido, tudo me chama a atencao.
Ha varias criancas na casa e para mim sao como "irmaozinhos ". Somos muito brincalhoes, eles puxam-me o rabo e eu mordo-os na brincadeira.

>>>5 meses
Hoje deram-me uma bronca. A minha dona ficou incomodada porque fiz xixi dentro de casa. Mas nunca me haviam ensinado onde deveria faze-lo. Alem do mais , durmo no hall de entrada.
Nao deu para aguentar.

>>>8 meses
Sou um cao feliz! Tenho o calor de um lar.
Sinto-me tao seguro, tao protegido...
Acho que a minha familia humana me ama e me da muitas coisas.
O patio e todinho para mim e, as vezes, excedo-me, cavando na terra como os meus antepassados, os lobos quando escondiam a comida.
Nunca me corrigem... Deve estar bem tudo o que faco !

>>>12 meses
Hoje completo um ano. Sou um cao adulto.
Os meus donos dizem que cresci mais do que eles esperavam. Que orgulho devem ter de mim.

>>>13 meses
Hoje acorrentaram-me e fico quase sem poder movimentar-me onde tem um raio de sol ou quando quero alguma sombra.
Dizem que vao-me observar e que sou um ingrato.
Nao compreendo nada do que esta a acontecer.

>>>15 meses
Ja nada e igual... moro na varanda. Sinto-me muito so. A minha familia ja nao me quer! As vezes esquecem-se que tenho fome e sede.
Quando chove, nao tenho tecto que me abrigue...

>>>16 meses
Hoje tiraram-me da varanda.
Estou certo de que a minha familia me perdoou. Eu fiquei tao contente que pulava com gosto. O meu rabo parecia um ventilador. Alem disso, vao levar-me a passear!!
Dirigimo-nos para a estrada e, de repente, pararam o automovel.
Abriram a porta e eu desci feliz, pensando que passariamos o nosso dia no campo.
Nao compreendo porque fecharam a porta e se foram. "Oucam, esperem!" Ladrei...esqueceram-se de mim...
Corri atras do carro com todas as minhas forcas.
A minha angustia crescia ao perceber que quase perdia o folego. Eles nao paravam. Haviam-me esquecido!

>>>17 meses
Procurei em vao achar o caminho de volta ao lar. Estou so e sinto-me perdido! No meu caminho existem pessoas de bom coracao que me olham com tristeza e me dao algum alimento. Eu agradeco-lhes com o meu olhar, desde o fundo da minha alma.
Eu gostaria que me adoptassem: seria leal como ninguem! Mas apenas dizem: "pobre caozinho,deve ter-se perdido."

>>>18 meses
Um dia destes, passei perto de uma escola e vi muitas criancas e jovens como os meus "irmaozinhos" aproximei-me de um grupo e um deles, rindo, atirou-me uma chuva de pedras para ver quem tinha melhor pontaria. Uma dessas pedras, feriu-me o olho,e agora nao vejo mais com ele.

>>>19 meses
Parece mentira. Quando estava mais bonito, tinham compaixao de mim.
Ja estou muito fraco; o meu aspecto mudou. Perdi o meu olho e as pessoas mostram-me a vassoura quando pretendo deitar-me numa pequena sombra.

>>>20 meses
Quase nao posso mexer-me! Hoje, ao tentar atravessar a rua por onde passam os carros, um acertou-me! Eu estava no lugar seguro chamado "calcada", mas nunca esquecerei o olhar de satisfacao do condutor, que ate se vangloriou por acertar-me. Oxala me tivesse matado! Mas so me deslocou as patas traseiras!
A dor e terrivel! As Minhas patas traseiras nao me obedecem e com dificuldade arrastei-me ate a relva, na beira do caminho.

Faz dez dias que estou embaixo do sol, da chuva, do frio, sem comer. Ja nao posso mexer-me! A dor e insuportavel! Sinto-me muito mal, fiquei num lugar humido e parece que ate o meu pelo esta a cair.
Algumas pessoas passam e nem me veem; outras dizem: "nao te chegues perto!"

Ja estou quase inconsciente; mas alguma forca estranha me faz abrir os olhos. A docura de sua voz fez-me reagir. "Pobre caozinho, olha como te deixaram", dizia... com ela estava um senhor de avental branco. Comecou a tocar-me e disse: "Sinto muito senhora, mas este cao ja nao tem remedio. E melhor que pare de sofrer".

A gentil senhora, com as lagrimas rolando pelo rosto, concordou. Abanei o rabo como pude e olhei-a, agradecendo-lhe que me ajudasse a descansar. Somente senti a picada da injeccao e dormi para sempre, pensando " Porque tive que nascer se ninguem me queria ! "


Amigos, a solucao nao e abandonar um cao na rua mas sim educa-lo !

Nao transformem em problema,tao grata companhia.

Abram a consciencia dos ignorantes, e assim podemos acabar com os maus tratos aos animais, especialmente com o problema de caes e gatos de rua.

Se enviar uma piada e facil, nada custa passar esta mensagem tambem !

Se gostas de caes ou animais tanto como eu,vais tomar a atitude correcta!

Foto: g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL937393-5602

1 comentário:

Fly(L)Fly disse...

É um texto que nós faz lembrar situações que nós presenciamos no dia-a-dia. É triste pensar no que acontece a esses pobres animais, perdidos e sem ninguém que lhes ajude. Eu já resgatei vários animais da rua, sinto que por mais que queira fazer, não consigo converter pessoas com mau fundo. Passa, sobretudo, por nas escolas alertar as crianças para os cuidados a ter quando se tem um animal de estimação, somente esses irão perceber a mensagem que queremos transmitir.