domingo, 15 de novembro de 2009

*A saudade*



Saudade é um sentimento puro e valioso que está presente em todos os corações quando não temos alguém.
Em todas as línguas existentes no mundo nenhuma consegue traduzir a palavra saudade, porque é um sentimento único.
O que sentirão as mães quando vêm os seus filhos a seguirem em frente com a vida? A abandonarem os seus lares onde viveram praticamente a vida inteira?
Mas afinal o que é a saudade?
Que sentimento é este?
Parece-me tão desconhecido, tão novo.
A saudade não se sente apenas quando estamos longe das pessoas de quem gostamos, mas sim todos os dias a toda a hora temos saudades mesmo estando com a pessoa que nos faz sentir saudade.
A saudade contudo faz-nos ver de quem gostamos realmente, de quem nos consegue pôr um sorriso na cara nos dias mais difíceis.
Traz também outros sentimentos que estão relacionados a tristeza, o amor, a amizade verdadeira, a compaixão, o carinho mas acima de tudo a entre ajuda.
Com o tempo aprendemos que ao estarmos muito tempo com alguém ficamos ligadas a essa pessoa e sentimos saudade quando ela não está presente.
Não existe somente uma idade para as pessoas sentirem saudade, esta existe todos os dias a toda a hora, a todo o minuto em todo o nosso coração.
Será que um dia vai haver tradução para esta palavra com tantos sentimentos juntos com uma grandeza. Todos os sentimentos completam a saudade tudo está em volta da saudade do coração.
A chuva cai, o vento sopra, só a saudade é que fica. Esta saudade que quando adormeço permanece cá dentro e faz-me sonhar naqueles momentos em que te podia abraçar e ver o teu sorriso…
Sinto saudades de tudo o que marcou a minha vida, sinto saudades de amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei... A saudade chega quando alguém se vai…
Saudades e memórias de conversas, sorrisos, momentos partilhados, histórias partilhadas…Lembro-me bem do teu sorriso, da forma de falar, de praticamente de tudo mas são essas pequenas coisas que tenho guardado no coração, podem ser poucas ou mesmo muitas, mas eu gosto de me lembrar delas, faz-me bem porque tu sempre me fizes-te bem…
Por mais que queira esquecer aquilo que aconteceu entre a nossa amizade, simplesmente não consigo, foram tantos os momento bons, tantas as coisas que partilhamos que guardo cá dentro…
Às vezes o meu coração chora, porque sente a falta do teu sorriso, do teu “bom dia”, dos teus abraços que me faziam sentir bem…Agora mudei, agora sou outra pessoa, mas sou uma pessoa que ainda tem saudades tuas, as saudades nunca se esquecem, fica guardadas connosco como um tesouro precioso que ninguém nos pode tirar…
Não é a saudade de te “chatear”, de ouvires os meus problemas, de me abrires os olhos quando eu não tinha razão nenhuma, de me “ralhares” mas é sim a SAUDADE do coração, de te ver sorrir, de saber que estás bem e daquelas “mãos” que eu deixei escapar…
A saudade vem de dentro, se formos ver ao dicionário para a definição de saudade encontramos o seguinte: saudade - Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que nos vemos privados; Lembranças; recordações; cumprimentos.
Para que dizer mais palavras? Gostava que estivesses aqui, para puderes ver que ao escrever isto ainda me rio, pois lembro-me de todos os momentos que passei contigo e isso faz com que eu sorria!

Dedico aquela pessoa que merece mais que um texto, merece mais tudo de bom...
A ela um muito obrigado por tudo aquilo que fez por mim e que as vezes ainda faz...

Sim, é para ti esta saudade/mensagem H.C.!

2 comentários:

Life is. . . disse...

A saudade sente-se todos os dias a toda a hora e nada irá mudar isso...
Apenas sentimos falata das pessoas que nos são importantes, que nos ajudam a viver...

Life is. . . disse...

A saudade sente-se todos os dias a toda a hora e nada irá mudar isso...
Apenas sentimos falta das pessoas que nos são importantes, que nos ajudam a viver...